O que é e para o que serve a Whey Protein?
Escrito por: Matheus
Caracterizando-as como proteínas de alto valor biológico, o Whey Protein, as proteínas solúveis do soro do leite apresentam um excelente perfil de aminoácidos. Possuem peptídeos bioativos do soro, que conferem a essas proteínas diferentes propriedades funcionais. Os aminoácidos essenciais, com destaque para os de cadeia ramificada, favorecem o anabolismo, assim como a redução do catabolismo proteico, favorecendo o ganho de força muscular e reduzindo a perda de massa muscular durante a perda de peso. O alto teor de cálcio favorece a redução da gordura corporal, por mecanismo associado ao hormônio 1,25 (OH)2D. Melhoram, também, o desempenho muscular, por elevarem as concentrações de glutamina e BCAA (sem a adição de colesterol e gordura), diminuindo, assim, a ação dos agentes oxidantes nos músculos esqueléticos. Exercem papel importante na saúde humana, como, por exemplo, no controle da pressão sanguínea e como agente redutor do risco cardíaco. Uma das principais vantagens de se fazer uso de Whey Protein ao invés de outras fontes de proteínas, é o seu maior valor biológico (VB 100), para se ter uma ideia, o valor biológico do frango está em 79, do peixe 83, carne vermelha 80, ovos de 88 á 100 e laticínios como o leite e queijo chegam a 80 o seu valor biológico, e que também seriam essas, outras fontes de proteínas indicas para consumo.
Como a Whey Protein é extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda. Para isso é necessário passar pelo processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas.
O que vai resultar em 3 tipos de Whey Protein:
Whey Protein Isolado
A Concentração de proteínas na Whey Protein Isolada, é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer *troca iônica. Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos, gorduras e lactose. Além da alta concentração proteica, a absorção da substância também é mais rápida que todas as outras.
Whey Protein Concentrada
O Whey Protein Concentrato é um alimento natural rico em proteínas do soro do leite concentrado através do processo de microfiltração em fluxo transversal, resultando em uma fonte proteica instantânea com cerca de de 30 a 90% de proteínas de alto valor biológico; Os aminoácidos presentes nessa proteína concentrada somam oito tipos, que não são produzidos pelo corpo. Os principais são os de cadeia ramificada, conhecidos como BCAA. Outros elementos importantes presentes na formulação do Whey concentrado são alguns aminoácidos precursores da creatina e glutamina.
Whey Protein Hidrolisada
O Whey protein hidrolisado passa por várias filtragens, que resultam em cadeias de proteínas quebradas em menores partículas, tornando mais fácil sua digestão. Por passar por esse processo de hidrólise, ele é o mais nobre dos whey, as proteínas já estão prontas para seu organismo utilizar. O Whey hidrolisado pode proporcionar uma série de benefícios para nosso corpo, pois age otimizando a síntese proteica. Seus benefícios são aumento da massa magra, aumento do sistema imunológico pela síntese de glutationa, promove quebra de gordura como fonte de energia, reduz a fome, entre outras vantagens.
Vanessa 7 Ramos é Personal Trainer, diretora do Estúdio Se7e, foi capa da Revista Veja em Outubro de 2013 “A Revolução dos Músculos” , ganhou o campeonato paulista e brasileiro de garota fitness, foi 3 (terceira) colocada na categoria Welness.
[mailmunch-form id=”134067″]