Saiba como diminuir o Excesso de Açúcar
Escrito por: Matheus
Não é nenhuma novidade que o excesso de açúcar no organismo engorda, certo? E também não é de hoje que sabemos que consumir muito açúcar aumenta os riscos à nossa saúde.
Comer em excesso alimentos com açúcar causa obesidade e todas as doenças que decorrem disso, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e até depressão.
Há inúmeras pesquisas que demonstram que é grande a ingestão de açúcar por muitas pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o brasileiro consome, em média, 50% mais açúcar do que deveria. A entidade recomenda um consumo máximo de 50 gramas de açúcar por dia, o que equivale a dez pacotinhos (tipo sachê) do produto.
Outra pesquisa recente, feita pelo Ministério da Saúde por meio da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), apontou que cerca de 30% dos brasileiros de 18 a 24 anos tomam refrigerante (que excesso de açúcar) todos os dias e que 28,5% das pessoas nesta faixa etária comem doces em excesso.
Apesar de fazer bem ao paladar, o açúcar é muito calórico e, para piorar, não dá saciedade. É por isso que muitas vezes é difícil comer só um pedacinho de doce. Mas é preciso maneirar.
Uma das dicas para viver com menos açúcar é diminuir o consumo aos poucos. Se você usa duas colheres para adoçar o café, passe a usar apenas uma, até que não sinta mais a vontade de adoçá-lo. O mesmo vale para o consumo de doces em geral.
Outra maneira de diminuir o açúcar é trocar os doces por frutas, principalmente as cítricas que possuem menos açúcar. Após as refeições, em vez de comer um doce, escolha uma fruta da época. Ou, melhor, deixe para comer a sobremesa uma vez por semana apenas. A sócia diretora Vanessa 7 Ramos explicou aqui no blog que comer doces após o almoço ou o jantar aumenta a absorção de gordura consumida nas refeições. Quem come poucos alimentos com açúcar tem poucos picos de insulina, logo impermeabiliza pouco a célula e não absorve tudo o que entra na corrente sanguínea (principalmente gordura).
Por último, leia o rótulo dos alimentos para conseguir, de fato, medir e controlar a quantidade de açúcar que você está ingerindo por meio dos alimentos processados.
Bora ter uma vida mais saudável com menos açúcar e muito mais resultados! Diga não ao excesso de açúcar!
Saiba como diminuiro o Excesso de Açúcar, Artigos Relacionados
Academia na Chácara Klabin – Estúdio Se7e
Alimentos Industrializados e seus Perigos – Nutrição Funcional
Vanessa 7 Ramos