Alimentos Industrializados e seus Perigos – Nutrição Funcional
Escrito por: Matheus
O consumo exacerbado de gorduras saturadas e trans – presentes principalmente em alimentos industrializados – é considerado prejudicial à saúde, por interferir na adequada condução das vias metabólicas, aumentar a inflamação e estresse oxidativo no nosso organismo.
Assim, este padrão de dieta de alimentos industrializados é positivamente correlacionado com algumas doenças, como as cardiovasculares, resistência à insulina e diabetes, hipertensão, obesidade entre outras. Além destas condições patológicas, alguns estudos mostram que o consumo de gorduras saturadas e trans predispõe ao aumento de doenças neurodegenerativas, como a depressão, Alzheimer e Parkinson.
Como mecanismo, sugere-se que estes tipos de gorduras interferem na sinalização dos componentes do sistema nervoso central e aumentam o estresse oxidativo nestas estruturas.
Além disso, certos tipos de gorduras – especialmente as saturadas e trans – podem gerar alterações na microbiota intestinal, que é essencial para a integridade intestinal e, por consequência, de todos os nossos órgãos e sistemas – como o sistema nervoso central.
Esta relação entre cérebro e intestino já é bem estabelecida na comunidade científica. Recentemente, um estudo realizado em Louisiana, EUA, mostrou em modelo animal, a influência da microbiota intestinal – sob o efeito de uma dieta hiperlipídica – na cognição e comportamento. Como metodologia, os autores realizaram transplante de microbiota – método em que ratos convencionais receberam microbiota de doadores que tiveram dieta hiperlipídica.
Após análises bioquímicas, os autores identificaram alterações na integridade intestinal dos ratos e aumento de marcadores inflamatórios que prejudicam a função neurológica. Ainda, os ratos apresentaram alterações no comportamento, marcado pelo aumento da ansiedade e redução de memória.
Desta forma, a qualidade das gorduras que estão em nossa alimentação exerce papel imprescindível na modulação de nosso microbioma intestinal que, por sua vez, atua na manutenção de todas as nossas funções fisiológicas e na prevenção de doenças prevalentes, que reduzem a qualidade de vida de nossos pacientes.
Artigos Relacionados com Alimentos Industrializados
Nutrição Funcional – Você sabe o que é?
Chá Verde Emagrece? Confira como preparar e tomar
3 Alimentos que ajudam a baixar a pressão