Cortisol e Estresse dificultam o Emagrecimento
Escrito por: Matheus
Comprovado cientificamente Cortisol e Estresse dificultam o Emagrecimento. O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que é liberado em períodos de maior agitação, como ao acordar ou ao fazer exercício físico, por exemplo. No entanto, as maiores quantidades deste hormônio são produzidas durante momentos de muito estresse, sendo por isso, conhecido como o hormônio do estresse.
Durante estes períodos, as glândulas suprarrenais produzem também adrenalina e noradrenalina que, juntamente com o cortisol, provocam algumas alterações no organismo, como:
- Aumento da frequência cardíaca:leva o coração a bombear mais sangue, aumentando a quantidade de oxigênio nos músculos;
- Aumento dos níveis de açúcar no sangue: aumenta a quantidade de energia disponível no corpo;
- Diminuição da produção de insulina:evita que o açúcar seja armazenado, podendo ser usado mais rapidamente pelos músculos;
- Estreitamento dos vasos sanguíneos:obriga o coração a trabalhar mais, aumentando a quantidade de sangue nos tecidos.
Estas alterações quando surgem por pouco tempo são boas e facilitam a tomada de decisões rápidas, sendo uma resposta normal e natural do corpo para ajudar na resolução do problema que está causando estresse. (Artigo Cortisol e Estresse dificultam o Emagrecimento)
Porém, quando o estresse é constante, os níveis de cortisol ficam altos durante muito tempo e podem provocar diversos tipos de problemas de saúde.
O cortisol alto é muito comum em pessoas que sofrem de estresse crônico, pois o organismo está constantemente produzindo o hormônio para deixar o corpo pronto para resolver as situações estressantes, que acabam não sendo resolvidas.
Nestes casos, as alterações provocadas pelo cortisol organismo se mantêm por muito tempo e podem causar problemas sérios como:
- Ganho de peso: induz aumento de gordura na região abdominal, a pior área para acumular gordura, pois aumenta também o risco cardiovascular.
- Suas células cerebrais se tornam lesadas, fazendo com que perca a capacidade de lembrar-se dos acontecimentos. Há uma redução do tamanho das células, especialmente do hipocampo, responsável pelo aprendizado e memória.
- Acelera envelhecimento pelo encurtamento dos telômeros, estrutura de proteção genética, que regula o envelhecimento.
- Alteração do sistema neuroendócrino e imunológico, predispondo processos degenerativos, como por exemplo Doença de Alzheimer.
- Perda da capacidade natural do nosso corpo de se autorreparar, como destruir células cancerosas, retardar envelhecimento e combater infecções.
Condições de saúde causadas ou pioradas pelo estresse
- Ansiedade;
- Depressão;
- Infecções de repetição;
- Insônia e cansaço;
- Comprometimento da concentração;
- Alteração de apetite;
- Problemas digestivos;
- Disbiose intestinal;
- Redução da memória;
- Disfunção sexual;
- Infertilidade;
- Ciclos menstruais irregulares;
- Hipertensão arterial;
- Doença cardíaca;
Como reduzir seu cortisol?
O estresse é evitável, porém você deve tomar certas atitudes para melhorar sua reação a esses desafios. Com isso, você consegue reduzir o seu cortisol, estabilizando-o e reduzindo sua pressão arterial. Sua saúde vai melhorar de forma geral! Veja o que fazer:
- Corrigir o seu nível nutricional e proteção antioxidante: Quando não temos um bom nível nutricional e antioxidante, estamos mais sujeitos a reagirmos inadequadamente aos desafios. Nessas condições o nosso corpo é mais agredido, pois não temos a adaptabilidade e resistência para absorver o estresse.
- Desintoxicação orgânica: Avaliar e se necessário fazer uso de programa Detox para contaminantes ambientais e metais pesados, que comprometem o seu mecanismo de auto reparação. Pense na possibilidade de realizar um exame para checar isso;
- Correção de ecologia intestinal : Frequentemente no estresse as pessoas apresentam Disbiose intestinal, aonde há comprometimento da reação ao estresse, assimilação nutricional e antioxidante, aumento de queda imunológica e redução de produção de serotonina.
- Atividade física regular;
- Divertir-se mais;
- Mais tempo em ambiente externo;
- Música;
- Meditação;
- Pilates;
- Evitar o isolamento social;
- Restaurar a função tireoidiana diária, um desequilíbrio muito freqüente;
- Corrigir desequilíbrios hormonais;
Seguindo essas dicas, certamente o seu nível de cortisol vai ficar dentro do adequado. E sabe o que isso significa?
Uma super saúde para você! (Artigo Cortisol e Estresse dificultam o Emagrecimento)
Artigos relacionados com: “Cortisol e Estresse dificultam o Emagrecimento”
Treinamento Personalizado e Individualizado
Alimentação Pós Treino, Qual a maneira Correta?
Vanessa7Ramos Socia Diretora do Estúdio Se7e