O desespero de qualquer mãe, seja de primeira viagem ou não, são as noites de sono mal dormidas. Por isso, o quanto antes você acostumar o seu bebê a dormir bem durante a noite, melhor será o seu descanso. A literatura é cheia de pesquisas e teorias para fazerem os bebês ficarem acordados de dia e dormirem à noite. Mas nada vai fazer efeito se você não conhecer a personalidade dele e entender como pode condicioná-lo a uma noite de sono tranquila. Alguns truques, no entanto, podem ajudar:
Deixe que o neném durma pequenas sonecas durante o dia, com a janela aberta e escutando o barulho do funcionamento da casa. O bebê precisa entender que o silêncio e o escurinho no quarto é no período noturno.
Converse com o pediatra sobre a possibilidade de não acordá-lo para mamar, se ele estiver na faixa de ganho de peso normal. Veja a possibilidade de reforçar a última mamada, mesmo que seja num intervalo menor que o habitual, de forma que ele tenha uma reserva e não acorde com fome.
Se o bebê chorar durante a noite, não o coloque no colo de imediato e tente acalmá-lo ainda no berço. Veja se precisa trocar a fralda e faça com que ele sinta que você está por perto. Chegue seu rosto perto do dele, vá falando baixinho, tentando tranquilizá-lo. Se você carregá- lo logo ao ver a primeira lágrima, corre o risco de condicioná-lo a chorar para ganhar colo.
Se o seu bebê for daqueles que acordam de hora em hora, não hesite em colocar o berço, nas primeiras semanas, no seu quarto. Depois, ao ser criada uma rotina, você faz a transferência para o quarto dele. Isso irá lhe poupar de acordar, levantar, andar pela casa e se cansar. Principalmente se o seu parto foi cesárea e você estiver com pontos ou dores.
Peça ajuda. Nós, mães, nos achamos capazes de abraçar o mundo e fazermos tudo pela nossa cria. E fazemos. Mas em alguns momentos é preciso jogar a toalha e pedir ajuda. Reveze com o marido, peça ajuda da mãe ou da sogra ou até de uma amiga. Pelo menos nos períodos em que você estiver exausta. Lembre-se de que descansar é a melhor receita para você ter disposição e estar bem. Por você e pelo seu bebê.