Não é novidade que o melhor caminho para o emagrecimento saudável é associar os exercícios físicos com uma alimentação leve e equilibrada. O emagrecimento dificilmente é sustentado sem uma boa dieta, assim como, uma dieta ideal é insuficiente sem uma rotina de treinos.
Grande parte dos indivíduos que malham já reconheceram a importância da nutrição, tanto para emagrecer, como para conquistar músculos definidos. Apesar de reconhecida essa importância, há quem se preocupe exclusivamente com a alimentação pré treino. De fato, os alimentos consumidos antes de malhar são muito importantes, afinal, eles fornecem energia e melhoram o desempenho na execução dos exercícios, no entanto, não adianta focar na dieta pré treino e deixar de lado a alimentação pós treino.
Comer depois do treino é fundamental, independente do objetivo. Até mesmo quem deseja emagrecer deve investir em uma boa alimentação pós treino, pois determinados alimentos contribuem para o ganho de massa magra e queima de gordura corporal, além de otimizar a performance nos treinos seguintes. Se você quer saber o que comer para não colocar a dieta de emagrecimento a perder, confira nossas sugestões de pós treino.
Carboidratos integrais: porque todos merecem recuperar as forças depois do treino
Os carboidratos integrais são indispensáveis na Alimentação Pós Treino de quem deseja eliminar peso. Quando as pessoas se exercitam, especialmente, quando praticam musculação, ocorrem desgastes energéticos e rompimentos nos músculos, daí a necessidade de consumir carboidratos. Esses alimentos ajudam na recuperação da energia, açúcar armazenado nas células e glicogênio.
Boas pedidas de carboidratos ideais para a Alimentação Pós Treino são os pães integrais, arroz integral e macarrão integral. Ricos em fibras que regulam o funcionamento intestinal, esses alimentos podem – e devem – ser consumidos por quem quer emagrecer. A quantidade precisa ser moderada, pois embora mais saudáveis do que as opções refinadas, os carboidratos integrais são igualmente calóricos.
Proteínas: porque emagrecer não é perder massa magra
O emagrecimento saudável consiste em eliminar gordura, não em eliminar massa magra. Para afinar o shape, perder peso e diminuir o percentual de gordura corporal, é crucial ingerir proteínas de alto valor biológico. Os alimentos proteicos, além de favorecerem o emagrecimento, contribuem diretamente no reparo e na definição muscular. Se você tem esses objetivos, inclua no cardápio da Alimentação Pós Treino alimentos ricos em proteínas, como o frango, peixe, carne bovina, ovos, queijo branco, iogurte e proteína de soja.
Alimentos de baixo índice glicêmico: porque não é preciso passar fome no pós treino
Tapioca e batata doce são alimentos pós treino queridinhos no universo fitness. Não é para menos! Fontes de carboidratos complexos, esses alimentos turbinam o emagrecimento. Por terem a digestão mais lenta, eles liberam pouco açúcar no sangue e prolongam a sensação de saciedade, o que evita os ataques à geladeira e diminui significativamente os picos de fome que podem boicotar a dieta.
Termogênicos: porque a queima de gordura deve ser turbinada antes e depois do treino
Os alimentos termogênicos são capazes de acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura corporal, turbinando a queima de gordura e favorecendo o emagrecimento. Ao contrário do que muitos pensam, os alimentos termogênicos não precisam ser consumidos, necessariamente, antes da malhação. Eles também podem ser ingeridos no pós treino. Para tanto, acrescente canela, gengibre, pimenta vermelha e outros termogênicos na sua dieta. Vale, por exemplo, usar esses ingredientes no preparo de carnes.
Sobremesas performance: porque emagrecer pode ser muito gostoso
Esqueça aquela velha história de que as dietas de emagrecimento são sempre monótonas e sem sabor! Imagine tomar um belo shake proteico ou uma sobremesa performance ao retornar do treino. O prazer e motivação para seguir em frente serão muito maiores. Pode apostar! Os shakes e sorvetes proteicos à base de whey protein atuam como bons coadjuvantes na eliminação de peso e medidas, tanto que o whey protein é um componente muito usado nos processos de hipertrofia, mas também é recomendado para quem busca emagrecer sem perder a massa magra.
E aí, esses alimentos pós treino já fazem parte da sua dieta? Quais são as opções que integram o seu cardápio?
9 maneiras de driblar os genes que influenciam o peso