Se você se preocupa com o seu corpo, certamente já se perguntou qual seria a dieta ideal para você. Diante a grande oferta de cardápios milagrosos e programas alimentares que prometem a perda de peso ou ganho de massa muscular em pouco tempo e com o mínimo esforço, talvez tenha se sentido tentado a testar alguma dessas dietas da moda, quem sabe, colocando sua saúde em risco.
O fato é que, na busca pela dieta perfeita nos deparamos com muitos tipos de dieta. Algumas saudáveis, outras nem tanto. É natural que fiquemos confusos, sem saber qual, dentre tantas dietas, é a ideal para nossos objetivos, biótipo e necessidades físicas.
Longe de nós a pretensão de dizer o que você deve deixar de comer ou prescrever os alimentos que devem incluir na sua rotina, mas, abaixo, listaremos as características desejáveis em qualquer dieta, seja para emagrecimento, hipertrofia ou simplesmente para a manutenção de um corpo bonito e saudável.
A dieta ideal é balanceada
A dieta ideal é uma dieta balanceada, isso é, equilibrada. Ela precisa conter os três macronutrientes fundamentais: proteínas, carboidratos e gorduras, afinal, eles são os pilares da boa alimentação, garantem energia para a realização das tarefas diárias, além de auxiliarem efetivamente na construção muscular. Vale ressaltar que a boa dieta também precisa de micronutrientes, como os sais minerais e as vitaminas.
Diversificada
Variedade é fundamental nas dietas saudáveis. Isso significa que se o cardápio não for diversificado, a dieta não é ideal. Para seguir uma dieta perfeita, procure comer alimentos de diferentes grupos. Outra dica bacana é montar pratos coloridos repletos de vegetais crus e cozidos. Quanto mais cores, melhor!
Nutritiva
Geralmente, as dietas balanceadas e diversificadas são nutritivas, mas não custa nada reforçar a importância dessa característica. Ao escolher os alimentos da sua dieta, dê preferência a alimentos com rico valor nutricional. Inclua alimentos naturais, integrais e orgânicos na dieta, evite o excesso de açúcar e gordura, aposte em sobremesas ricas em fibras e se possível que sejam zero gordura e zero açúcar, além de alimentos com menos teor de corantes e conservantes. Para levar alimentos nutritivos para sua despensa, crie o hábito de ler os rótulos dos produtos.
Personalizada
Para finalizar nossa lista, a dieta ideal é personalizada de acordo com seus objetivos, necessidades, biotipo e preferências alimentares. Por essas e outras, é indicado procurar a ajuda de um profissional em nutrição, que respeitará seus gostos, entenderá seu histórico clínico e familiar, respeitará suas metas, sua rotina, limitações e potencialidades na montagem de um cardápio personalizado e sob medida para o que você espera e precisa. Essa é a verdadeira dieta ideal!
As dietas que você segue são ideais para você? Mais do que fazer dietas esporádicas ou aderir planos alimentares temporários, procure levar uma vida saudável, com bons hábitos de sono, prática regular de exercícios e uma alimentação saudável. Isso vai interferir não apenas na sua beleza, mas também na sua qualidade de vida. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!
A relação entre a genética e o ganho de peso
Vanessa 7 Ramos – Sócia Diretora do Estúdio Se7e
Musculação e a Importância do Ganho de Massa Muscular